O cuidado com a saúde dos cabelos, por Cris Dios

27 agosto, 2014

O que é ter um cabelo bonito e saudável? Símbolo de sensualidade, poder, modernidade e de bem estar.

Todas essas características denominam uma assinatura individual.

Desde a antiguidade o cabelo é um símbolo, diferenciando raças, força, castas e etnias. Quem não se lembra do cabelo de Sansão e da força que ele representava? Dos cabelos negros de Cleópatra e sua sedução. Até os dias de hoje os cabelos expressam beleza, saúde e o aspiracional.

Um conjunto de células mortas, fisiologicamente falando, que saem da epiderme e chegam ao mundo externo, causando impacto aos que os vêem.

Interessante, como filamentos de uma proteína chamada queratina, interage com a vontade emocional, podendo causar dor e outros sentimentos quando o cabelo não se comporta como desejamos.

“Morto” e com tantos motivos de acordar pela manhã e definir como vai ser o meu humor, se vai ser “Dad hair Day”. Dotado de uma personalidade própria, de ordem lógica da natureza, o cabelo cresce, míngua, nasce e cai. Como aquele ajudante do rei, pago para que de meia em meia hora, chegasse ao seu ouvido e dissesse ”Memento Moi”, lembre-se de que vai morrer.

Os cabelos longos, médios, curtos, loiros morenos ou ruivos, lisos, crespos ou ondulados são a expressão do seu melhor momento, do equilíbrio do que temos no nosso Eu.

E o que é ter um cabelo bonito? Do corte da protagonista da novela das nove à cor da top model na capa da Vogue ? O cabelo bonito é aquele que tem brilho natural, não cosmético, com volume, ondulação um morto que ainda faz parte de mim, por isso luto para que ele seja saudável.

Cuidados para ter um cabelo saudávelor www.Lacesandhair.com.br

De uma ótica simples, o respeito aos cabelos como qualquer outra parte do nosso corpo, cuidar não como uma célula morta, mas sim que tem vida e nos trás felicidade e bem estar. Saber cuidar dos cabelos é essencial:

– Na hora de lava-los: usar o shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e couro cabeludo, sempre diluído em água (na hora da utilização) . Aplicar sempre duas vezes, para uma boa remoção de toda sujidade.
– Movimentos de lavar: devemos lavar os cabelos com movimentos circulares e sem a utilização das unhas.
– Condicionador: também deve ser diluído e aplicado no comprimento e pontas sem encostar no couro cabeludo.
– O desembarece deve ter bastante cuidado, pois o cabelo molhado fica mais frágil e pode se romper.
– Secar: sempre secar o cabelo com a toalha e depois iniciar o secar com o secador. Secar 80 % ,para depois iniciar a escovação.
– A escovação também deve ter cuidados especiais: manter uma distância de pelo menos cinco cm do bico do secador e a mecha do cabelo.
– Uso de chapinha e babyliss: o uso de equipamentos térmicos deve ter uma frequência bem reduzida, pois eles desidratam muito os cabelos e aceleram o aparecimento de pontar duplas.
– Frequência ideal de lavagens: devemos avaliar como se comporta o nosso cabelo e couro cabeludo X nosso ritmo de esporte. Toda vez que praticar esporte ou que perceber o couro cabeludo oleoso ,deve acontecer à lavagem.
– Nutrição dos cabelos: os fios não tem uma conexão com a parte interna do nosso organismo, por isso devemos tratar dos cabelos 2 vezes por semana com máscaras que tenham propriedades essenciais ( aminoácidos ,queratina ,minerais) a vitalidade dos cabelos.
– Boa alimentação (rica em proteínas, vegetais e frutas), também é muito importante para produção de um cabelo saudável.
– Processos químicos: como tinturas, reflexos, alisamentos devem ser feitos com consciência e cuidados para não fragilizar a saúde dos fios.

Acompanhe também o insta do Laces:

Comente no Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *