5 dicas do livro que mudou minha organização ( a mágica da arrumação )

14 janeiro, 2016

marie kondo

Sou dessas que me influencio pelo título do livro ou a capa. E foi assim que li um dos livros mais incríveis dos últimos tempos: a mágica da arrumação, da japonesa Marie Kondo. Eu estava no meu Ipad, terminando um livro e vi a capa desse livro falando que se tornou um fenômeno mundial. ( Sim! Ela já vendeu mais de 3,6 milhões de exemplares. #chocante) Não deu outra, comprei para ler.

A ideia principal do livro é que nós não temos noção das coisas que temos, por isso, a técnica dela nos faz tirar TUDO do lugar, colocar em cima da cama, e analisar peça por peça. Não vale fazer com o olho, como muitos de nós estamos acostumados. Para começar o processo é preciso tirar um dia livre, nada de ficar ‘picotando’ a organização, segundo Marie, as pessoas acabam se desanimando e deixando a organização de lado. Vamos as dicas que eu aprendi com a guru da organização?

1. Faça tudo de uma vez

Como contei aí em cima, não dá para fazer em etapas. Quando fazemos tudo no mesmo dia, realizamos tudo de verdade. Se for feito em partes, acabamos desanimando e não terminamos nada.

2. Está na dúvida? Descarte

“um dia posso precisar”? Não, nunca precisamos ou usamos! Desapegue de tudo que não tem a ver com você ( as energias vão fluir)

3. Aprenda a dizer adeus

Não se sinta culpado em dar aquele presente que ganhou da sua avó, mas que você nunca usou. Sempre tentamos guarda coisas que ganhamos por causa das pessoas que nos presentearam. Fara o seguinte:  agradeça as alegrias que lhe trouxe e o tempo que passou com você.

Cartas antigas? Diga adeus!

3. Comece pelo fácil

Uma dica da Marie é sempre começar a descartar as coisas com menor valor sentimental. Se começamos pelos mais difícil, podemos nos desanimar. O que deixar para o final? Fotos, papeis, livros, etc.

 

4. Faça em silêncio

Arrumar a casa é quase uma atividade de meditação. Música e pessoas podem atrapalhar a concentração necessária para realização da tarefa. A escritora também conta que é preciso fazer o ‘desapego’ sozinha, já que outras pessoas podem influenciar na hora de descartar. (Marie fala sobre uma cliente que tinha uma mãe que não deixava descartar nada).

5. Crie o hábito da arrumação

Nunca deixe suas coisas jogadas pela casa, pois você fica preso a energia negativa da bagunça. A dica é só ó relaxar depois de colocar as coisas no lugar.

Comente no Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *