O futuro dos blogs… A onde vamos chegar?

27 julho, 2015

Importância-de-um-blog-atualizado

Esse negócio de blog e internet é uma loucura, né? Tu-do mudando. Ganhar dinheiro com blog não é tão fácil quanto era antigamente. Sem contar que o instagram também ajudou a diminuir os tão acessados blogs. A onde vamos chegar? É sobre isso que venho falar hoje 🙂

Se voltarmos um pouquinho…em 2009, essa coisa de ter blog era o maior sucesso. Lembro que as lojas piraaaavam nas blogueiras. Queriam de qualquer maneira fazer um evento com elas, ou então, vê-las usando suas marcas. Ganhar presente? Era ‘tipo’ obrigatório. Tanto é que muitas blogueiras começaram a serem vistas como ‘vendidas’ por postar tanta coisa.

Comecei o Vitrine um pouco depois do ‘boom dos blogs’, já que eu sempre quis ter um canal para falar de assuntos que me identifico. E a partir dai descobri uma das minhas paixões: o TV Vitrine. E olhem que engraçado: NEM EU SABIA DISSO! Quando comecei tudo, aprendi muitas coisas e uma delas foi começar os vídeos. Me encontrei! Tanto é que o meu foco como jornalista é fazer cada vez mais vídeos (vamos falar mais tarde deles).

O mundo foi mudando, e muita gente foi ‘abandonando o barco‘. Afinal, essa vida não é nada fácil, para se diferenciar você tem que ter um super network, ter uma regularidade de postagens, fazer mil pesquisas, ir em eventos ( e não pode existir mau humor, viu?), inventar coisas diferentes… Dá trabalho! E o mundo da blogosfera foi afunilando.

Hoje em dia ter um blog não é mais uma exclusividade de alguns e sim um ‘plus’. Como as marcas não investem tanto em blogueiras como antigamente, muitas desativaram suas páginas e outras estão encontrando formas de trabalho diferentes. E é sobre isso que venho falar. Ter um blog ( esse nome ainda causa desgosto em alguns) é bacana pelo seguinte ponto de vista: você pode mostrar o seu trabalho, fazer um super network e escrever sobre um assunto que você gosta. Se antigamente os blogs bombavam por mostrar os looks do dia, hoje em dia o instagram ‘tomou esse espaço’. Isso quer dizer, que se alguém quer ver o que estou usando, é fácil. Basta acessar o instagram e pronto.

Por isso os blogs estão tomando rumos diferentes. Vejo que as blogueiras tem usado suas páginas para fazer reflexões, explicar algum acontecimento (sobre algum assunto), falar sobre dicas. Enfim, tudo muito mais explicado e totalmente pessoal.

Quando digo que o blog se tornou um ‘plus’, quer dizer que uma blogueira é multitarefa: tem sua página, está no insta, no snapchat, no periscope e por aí vai… Tudo agrega. Não existe apenas UM canal, e sim vários.

No blog Vitrine, mudei algumas coisas como vocês devem ter reparado. Os looks não vem com tanta frequência, já que a maioria está no instagram (@manucarvalho). Estou com mais dicas pessoais: desde filmes que amei até os restaurantes e viagens que tenho ido. E é um lugar de muuuuitas reflexões (conto desde quando mudei minha dieta até o que estou achando da moda atual)! E esse vai ser o esquema: as pessoas não querem mais conteúdo bobo. Todo post que faço tento explicar um pouco da minha visão.

Os blogs ainda estão se adaptando e atualmente posso afirmar que não é mais a única fonte de renda dessas pessoas. Uma tendência que está acontecendo é blogueiras (que tem conteúdos diferentes) realizarem palestras. Por exemplo; se a pessoa tem um blog sobre styling, ela pode arranjar clientes assim ou realizar essas palestras. A Ale Garatoni é um exemplo dessa tendência. Ela estudou e começou a escrever sobre branding no seu blog, depois de um tempo resolveu fazer algumas palestras.

Outra mudança que está acontecendo é a importância dos vídeos. Cada vez mais a nossa comunicação será a partir desse meio. Eu sempre investi nisso, por isso, tenho grande facilidade em fazê-los, mas quem não sabe muito, vale a pena investir. Tutoriais, entrevistas, vlogs… Tanto é que já deixei o meu canal do youtube (aqui) todo dividido entre os meus assuntos principais.

Consigo ver algumas mudanças que vão acontecer nos blogs, como eles serem mais pessoais, com mais dicas e muito mais vídeos. O que vocês acham? Quero saber!

Se você concordou com o texto, me ajude a compartilhar 🙂

Comente no Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário:O futuro dos blogs… A onde vamos chegar?

  1. Nândila

    Ai Manu você falou TUDO. Tenho percebido esse caminho. Já tive um blog e o que percebi é que estava tudo muito comercial( não o meu, mas o mundo em minha volta). Perdi a vontade de blogar, porque tinha que fazer um post mais e mais legal que a outra blogueira X e Y. Quando na verdade queria um blog pessoal, contar meu olhar sobre o que via. Então estou mudando, mas acredito muito que o futuro dos blogs e blogueiras já passou há muito tempo do look do dia. Até mesmo porque vejo as pessoas cansadas de tantos looks quase que iguais repetidos, hoje é difícil dizer quem tem estilo próprio, virou uma massa mesmo. E acredito muitoooo nós vídeos. Quase nunca comento aqui, mas amo os seus vídeos e seu blog, tenho a impressão que ele é verdadeiro, logo você é verdadeira, e isso é tão bom para nós leitoras e blogueiras né? Enfim, parabéns pelo blog, quando vejo uma pessoa como você falando isso vejo que estou no caminho certo. Continue assim viu, amo seu trabalho, bjos!!!

  2. Mani

    Realmente é uma loucura.. Eu comecei há pouquinho tempo, são assuntos que sempre me interessei, mas escrever sobre foi mais por curiosidade mesmo, pra ser sincera. E fiquei abismada com o tamanho desse universo paralelo. Não fazia idéia da quantidade de meninas que fazem blogs, de todos os temas, achei um fenômeno e a amizade que surgem através deles, uma coisa muito bacana!
    Concordo com você no quesito Vídeos! Acho que é mesmo a tendência, eu ainda não gravo – timidez pura; mas acho que é o futuro!

    Adorei o post!

    Beijos,
    Mani Piñeiro

  3. Martha Catarina

    Oi, Manu!! Achei muito importante esse post!! Tenho um blog também, em Dezembro vai completar 3 anos q estou na blogosfera e admito que muita coisa mudou, não é mais como antes!!! Eu mesma morro de vergonha de gravar vídeos, preciso parar com isso!!!No instagram é muito mais fácil ver os looks, mas seria bom se todas as bloggers também contunuassem a postar lá, não só nas redes sociais…

  4. Michelle

    Pois é. Hoje temos que sempre nós inovar. Eu criei meu blog, por hobby. Se um dia eu ganhar dinheiro com ele, beleza. Mas Também tenho meu canal, insta, snap. Precisamos seguir tudo isso, se desejar continuar esse caminho. Mas acho que o blog não deixara de existir. Desde que eu tinha meus 10 anos e já existia blog, mas antes era com finalidades diferentes, e com o tempo foi ganhando mais destaque. Eu também tinha naquela epoca de adolescente. Mas as vezes nossa vida toma outro rumo e eu deixei e lado. Mas a tecnologia avança e nos blogueiras precisamos seguir. Esse texto é muito bom mesmo.
    Adorei seu blog.
    Beijinhos