Quando eu descobri que a minha Lulu da Pomerânea tem alopecia X (doença que cai os pelos)

30 maio, 2016

Hoje vim fazer um relato pessoal sobre a minha cachorrinha, a Paçoca. Para quem não conhece, ela tem instagram (aqui).

Vamos lá: ganhei a Paçoquinha de Natal dos meus pais há cinco anos, sempre sonhava quem ter um Lulu da Pomerânea, muito antes do sucesso do Boo. Aí foi a minha surpresa, chegou minha querida cachorrinha. Ela nunca teve nada, sempre foi muito saudável. 4 anos depois, postei uma foto que tirei em Avaré, uma leitora avisou que ela estava perdendo os pelos.

IMG_6847

(está vendo que o pelo desta no fim começou a ficar preto, e assim foi caindo, a cada mês 🙁 )

No primeiro momento, não entendi nada da doença (e nem sabia direito o que era). Por me avisarem que tinha chance de ser alopecia X, ou black skin, procurei uma dermatologista para ver o que poderia fazer com a Paçoca. Procurei algumas até chegar à Dra Vaneska Mattos, que me contou mais sobre a doença.

Alopecia X, é X mesmo porque os médicos ainda pesquisam para entender mais da doença, como ela aparece e vai embora. Pelo o que entendi a Paçoca teve Alopecia X genética, muito possivelmente algum irmão ou parente deve ter tido também. Outro motivo, é a tosagem (ou seja, se você tem Lulu Não TOSA DE JEITO NENHUM!) Sabe o boo? É o maior erro!No verão eu tosava, não para ficar igual ao Boo, mas pelo calor ( e pode ter ajudado também nesse problema). Outras raças podem ter, principalmente, as nórdicas como Huskies Siberianos, Chow Chows e, às vezes até, em poodles toy.

O que acontece com o cachorro? Na verdade só os pelos caem mas na cabeça e nas patinhas o pelo continua. Estéticamente é muit ‘chato’, a pele fica preta, só pelinhos caem e ela ficou com alguns ‘tiques’ (como ficar se coçando e lambendo). A parte mais chata é ver que a cada mês que passa ela fica mais peladinha:

(fim de dezembro)

IMG_1244 IMG_1246 Captura de Tela 2016-05-25 às 15.14.35 (como ela está agora MAIO/2015)

Uma coisa leva a outra… Tive que fazer milhões de exames na Paçoca e descobri que ela também está com Hipotireoidismo. Uma das causas que os tratamentos possivelmente não estão funcionando. Agora estamos dando remédio e esperando o resultado.

Como tratar: Existem algumas possibilidades mas nenhuma é certeira. Dá para castrar, mas a Paçoca já era castrada. Tomar melatonina (são biscoitos manipulados) e tratar os pelos (usei um Shampoo especial, também usei uma hidratante e uma remédio para os pelos). Ainda não estou vendo resultado em nenhum, por isso, talvez eu e a Dra Vaneska faremos outra possibilidade: da raspagem, é como se fosse um peeling mais forte.  (como ainda não fizemos, não posso contar o que estou achando).

Enfim, estou fazendo esse relato para vocês não passarem pelo o mesmo que eu: não sabia de nada, fiquei muito assustada e demorei muito para tratar. 🙂

IMG_6631

(ela de roupinha )

 

Comente no Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário:Quando eu descobri que a minha Lulu da Pomerânea tem alopecia X (doença que cai os pelos)

  1. Talita Barroso

    A minha está apresentando também agora, e fui informada que era devido à tosar Tb!! Estou fazendo também tratamento com melatonina, shampoo e o creme condicionador!!
    Ela tem se coçado bastante também!!
    De mais notícia sobre o tratamento da sua filhota!
    Espero que dê tudo certo para nós!! Grande beijo!!

  2. Diana

    Manuela,
    Vc pode no acreditar no que eu vou falar, mais não custa vc tentar e perceber em dias a diferença ta!
    Dê ao seu bixinho levedo de cerveja!!! Coloque junto com da ração na média de 8 comprimidos por dia, os bixos adoram e não fará mal, muitos pelos ao contrário… Rs ele vai se recuperar de tdo isso!! Se tiver alguma dúvida, pesquise bem sobre esse suplemento.
    Abs

  3. Thaís

    Olá, como a sua bebê está se recuperando do tratamento?! Acabei de descobrir também que o meu spitz de só 9 meses está com alopecia x 🙁 .Estou começando a fazer os exames dele para saber se há algo a mais. Bjs…

  4. Rose Brunetti Bovo

    Olá tbm tenho um Lulu da Pomerânia ele é lindo e muito amoroso, tem cinco anos o nome dele é Rigolleto, mas tbm esta apresentando o mesmo problema. Agora só esta com pelos nas patinhas e na cabeça. Eu o amo de qquer forma, mas gostaria muito de solucionar o problema, porque sabemos que os pelos são necessários para a saúde deles. Me coloco à disposiçao, obrigada.