Reflexão: Troque o consumo por auto estima!

19 novembro, 2015

Um assunto que quero falar – e muito – por aqui é sobre auto estima. Uma das características mais importantes para nos sentirmos bem e não precisarmos de muito, é ela. Para quem não sabe, a palavra estima significa: “sentimento de carinho ou de apreço em relação a alguém ou algo.. ” ou seja, é você gostar de você mesma. Como você se vê: as suas conquistas, qualidades, etc.

Quero deixar claro que tenho lido sobre o assunto, mas não sou nenhuma expert, tá? É uma dica que daria para alguma amiga, e resolvi dar para vocês! Lógico que tem alguns dias que não estamos bem conosco, a auto estima fica mais baixa, mas isso não significa que sempre você esteja assim.

Conversando com a minha psicóloga, descobri que normalmente a auto estima é desenvolvida na infância. Isso é, o jeito que as pessoas ao nosso redor nos estimulam, incentivam faz com que nos sentimos apoiados ou oprimidos. E isso, não significa que os mesmo filhos dos mesmos pais tenham a mesma auto estima, já que cada um sabe da sua relação (pode ser super diferente, né?).

Um exemplo: uma mesma peça usada por duas pessoas diferentes (elas podem ter o mesmo corpo) podem ficar completamente diferentes, isso por causa dessa auto estima. A pessoa que se sente bem com ela mesma, se sentirá bonita. Já a outra, nunca vai estar satisfeita e sempre irá buscar algo a mais, não se sentindo tão bem assim.

O que a moda tem a ver com isso? Auto estima baixa faz com que as pessoas nunca fiquem satisfeitas, sempre comprando a mais, pois sempre estão em dúvida ( e coisas que nem gostam tanto). Isso porque elas não se sentem seguras com elas mesmas (e como eu disse, estão sempre insatisfeitas).

As pessoas que tem boa autoestima possuem autoconfiança (sabem o que querem), autoconhecimento e amor próprio. Para começar esse nossos assunto ‘ Troque o consumo por auto estima’, vamos começar a pensá-la de uma maneira que você se valorize.

Aí vão algumas dicas:

  • Comece com uma listinha se conhecendo, analisando você. Todos têm qualidades e defeitos, se prenda nas qualidades!
  • O que você ama fazer? Faça com mais frequência, assim, se sentirá bem!
  • Se olhe no espelho, reconheça o seu corpo, veja as qualidades dele.
  • Reconheça as suas conquistas, assim terá mais orgulho da sua tragetória
  • Autoconfiança, confie em você!
  • Sempre agradeça por tudo que você tem, acredito muito nisso, quanto mais gratos somos, mais nós temos.

Vamos nos valorizar 🙂 Quero saber se vocês gostam desse assunto?

E jajá falo mais sobre: Troque o consumo por auto estima!

Comente no Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *