O que dizer sobre a era do consumo? E como melhorar…

6 novembro, 2015

Dificilmente, você, que está lendo esse post – e eu, que estou escrevendo – temos poucas roupas no nosso armário. Isso porque vivemos a época do consumo, das compras, do exagero. Aquela compra baratinha, sabe? Por que não comprar mais algumas camisas, já que está barata… Assim que a nossa sociedade pensa ( e me incluo completamente nessa). Estava repensando na vida (hahah a filósofa) e revendo minhas coisas no armário e pensei: Nossa pra que tanto sapato? Devo ter mais de 40 pares, de verdade. E não, não parei de comprar! Na verdade, toda vez que compro penso: ah esse vai ser para a vida inteira!

Após assistir esse documentário, que é super rápido. Parei para repensar em algumas das minhas atitude. Na verdade, todos nós evitamos ou esquecemos de pensar nas consequências. O Lowsumerism acredita que devemos consumir consciente e pensar antes de adquirir cada peça. O legal desse documentário é que explica que esse ‘consumo todo’ é transmitido para nós a décadas, ou seja, já faz parte do nosso inconsciênte.

Fiquei até um pouco nervosa em assistir a reação das pessoas pela compra. NINGUÉM PARA PARA PENSAR SE REALMENTE QUER, todo mundo sai correndo e pegando as coisas nas araras. Sem contar, que tem até brigas. OI? Brigar por uma peça que (tudo bem, talvez não seja da mesma marca e nem com o mesmo preço) você tem parecidas no armário.

Estou me propondo não comprar mais, ou pelo menos, parar para pensar. Vem comigo?

De agora em diante pergunte a você mesmo:

  • Você realmente precisa disso?
  • Você pode pagar por isso?
  • Você está querendo ser incluído ou afirmar sua personalidade?
  • Você sabe a origem desse produto e para onde ele irá depois?
  • Você está sendo iludido pelo branding e publicidade?
  • Você acha que essa compra prejudica o planeta?
  • E quantas dessas compras o planeta deve suportar?

 

 

 

Comente no Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *