Por que consumimos tanto?

22 outubro, 2012

Trabalhar com moda pode ser muito ‘perigoso’, pois muitas vezes acabamos perdendo a noção das nossas compras. Imagine, então, ter um blog? Você vive intensamente neste mundo de consumo. Até porque nós falamos muito sobre isso – as tendências, dicas de maquiagem, o que queremos usar, etc.

Já tive minha época mucho – loca que comprava desesperadamente. Ainda mais no começo do blog, ia no shopping quase toda semana para ‘investir em alguma peça’. Acho que com o tempo a gente amadurece e começa a ver onde vale realmente a pena investir.

Vivi muito essa ‘experiência’ durante a minha viagem de julho (aka Estados Unidos)! Com esse ‘boom’ de blogs e looks do dia: comecei a ver muita coisa igual. E senti uma imensa vontade de usar ou comprar coisas diferentes.

Mas aí vem a pergunta: por que consumimos tanto? A vontade não para, de verdade! Ainda mais com as publicidades que vemos no dia-a-dia, são per-fei-tas. Dá vontade de querer tudo, não dá?

Mas aí cabe a cada um ver o quanto tem de $ e o quanto pode gastar. Há algum tempo atrás, vi que estava tão #alocka para comprar que tive que fazer uma promessa (não para Deus, mas para me resolver). Como não consigo viver sem consumir, uso a seguinte tática: ver a peça que vou comprar e calcular seu preço e quantas vezes vou usar. Uma bolsa cara pode valer mais a pena do que uma camiseta mais ou menos. Isso é, quem decide é você mesmo. Você prefere gastar com o quê?

Outra jeito:como não mexo no Excel, comecei a anotar no meu celular: Mês de Outubro – …. (não vou colocar aqui! Mas foi um mês mais complicado, graças ao EBAY. Compras pela internet são um vício!

Percebi também que tinha uma certa mania em comprar algumas coisas que nem precisava mais: tudo de farmácia (tenho 2 caixas lotaaadas, porque tinha esse vício e parar na farmácia e comprar pelo menos uma coisinha, mesmo que fosse baratinha), acessórios (principalmente maxi colar -sou proibida-a) e maquiagem (para vocês terem uma noção- tenho mais de 14bases, sem contar com as sombras – que devem ser mais de 30).

Vi que as pessoas têm que perceber sua realidade! Por exemplo, pegar um dia e mexer em todo seu closet, anotar do que precise, do que já tem e do que não pode comprar de jeito nenhum.

Foi assim que melhorei! Eu não faço mais tanta questão de comprar, juro! Melhorei muito. Tá, vai, neste mês dei uma recaída! Mas estava’dando show’ desde junho… Hahaha. Acontece! Mas já estou anotando tudo para no mês que vem ‘voltar a dar show e ser mais econômica’

Vocês consomem muito? Qual é o maior problema de vocês?Hahaha. Quero saber!

Comente no Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 Comentário:Por que consumimos tanto?

  1. Jéssica

    Manu, você é a blogueira mais consciente da face da Terra. hahah Adoro seu jeito mega espontâneo. Pelo menos, você parece não fingir ser outra pessoa, você é o que é , de verdade. Realmente, como você disse, os blogs de hoje são muito “iguais”, os looks, o jeito de escreverem as postagens, e até mesmo as postagens em si e isso cansa, principalmente a nós, leitoras. Mas, você tem seu diferencial, pela maneira de pensar e de agir, que me faz admirar você. Eu acho que dá pra você gostar de moda e beleza sem ser fútil, e você é um exemplo disso! Enfim, continue sendo essa menina inteligente e linda, não deixe que nada mude isso em você! Beijos e sucesso

    • ManuCarvalho

      Jéssica! Hahaha. Engraçado você pensar issso.. Nem eu sei se penso. Na verdade, gosto de refletir sobre esses temas. E fico muuuuuito contente que vocês concordam comigo (lógico que não estou sempre 100% certa), mas é muito gostoso conversar,discutir…
      super bjs e OBRIGADA PELO CARINHO

  2. Letícia Pereira

    Realmente isso acontece muuuuito comigo, e olha que não tenho blog, logo por isso, só de navegar e olhar eles, já me vem a compulsão, o meu negocio é comprar, comprar e comprar, e muuuuuitas vezes não usar, eu e meu marido encontramos um método para me ajudar, sou muito comunicativa e trabalhei muito tempo com vendas, depois q me formei segui carreira com a engenharia, mais não me adaptei, e resolvi só ser mãe, então aliando minha compulsão e meu tempo disponível e tb a pratica em vendas, estou montando a minha loja, então eu compro, satisfaço meu desejo, ocupo minha cabeça e ganho dinheiro….bjss e amooo o seu blog, me da dicas maravilhosas…parabéns….

    • ManuCarvalho

      Putz, comprar e não usar é complicado. Por isso que comecei a ´calcular´o número de vezes que iria usar a peça. E realmente, muitas vezes Não VALE ! Hahaha uma loja? q bacaana!! Foi um bom método, heim? hahaha

  3. Maria

    ooooi manu! entendo muiito oq vc quer dizer!
    tbm passei uma coisa parecida em julho, fiz tantas compras q praticamente faliii. ai comecei um controle e desde o final de agosto fiz uma promessa que nao ia mais fazer compras até dia o meu aniversario, que é neste fds. fiz direitinho, me contive. foi mto dificil no comeco, mas agora, como vc, estou orgulhosíssima de mim! (besidess, no aniversario a gente smp ganha mil presentes né?).
    e oq eu percebii nesses dois meses, foi que eu desenterrei muiiita roupa antiga, mas quase novaa, do meu armario! foi ótimo pra mim tbm!
    e achoo q a gnt smp vai ter umas fases de menos contida, mas depois tdo volta ao normal!
    beijoos queridaa

    • ManuCarvalho

      Maria, nossa totalmente, né? Redescobrir o armário é tudo. E o lado bom é que a gente doa bastante roupa que não vamos mais usar. Realmente é muito difícil no começo, mas depois se torna normal. Afinal, não é normal comprar tanto , né? haha

  4. Gustavo Balera Roque

    Sei bem como que é , tive muitoo esse problema quando mudei para são paulo ….foi difícil parar, mas melhorei muito. Comecei a brincar mais com as próprias coisas que já tinha,comecei a ver que acabei fazendo produções mais criativas brincando com tudo que já havia usado , e o melhor economismo muito ,mas não vou mentir, impossível não derrapar as vezes , existem coisas irresistíveis para não comprar(mas sempre dentro do possível) … adorei o post manu de verdade.

    • ManuCarvalho

      Adorei seu coment por aqui!! É complicado né? Quanto maior a cidade, mais lojas! Hahahah. Mas adoro essa parte de realmente usar a criatividade! Podemos errar.. mas qndo acertamos- aí fica um show!

  5. Anna Luiza

    Aii Manu eu era uma compradora compulsiva, tudo que eu via eu queria, comprei coisas que até hoje nunca usei, e tenho a mania de comprar coisas que depois de uma temporada ja era saiu de moda e nunca mais usava, shuahsuahsua!!sabe q q fez eu mudar, vi os delírios de consumo de becky bloom e percebi que era igual a ela, então resolvi mudar, meus amigos falam que eu mudei muito de como eu era para hoje em dia!!mas de vez em quando tenho umas recaídas, mas isso é normal para qualquer mulher!!e mesmo assim meu guarda roupa continua lotadoo!!!shauhsuahs!! e uma coisa que eu aprendi, adoro reformar roupa, adoro fazer calça virar short, tacar candida e rasgar ela, amo fazer maxi colar, e melhor de tudo adoro fazer roupa, ja fiz varios vestidos e blusas, isso ajuda muito a controlar

  6. Anna Luiza

    Aii Manu eu era uma compradora compulsiva, tudo que eu via eu queria, comprei coisas que até hoje nunca usei, e tenho a mania de comprar coisas que depois de uma temporada ja era saiu de moda e nunca mais usava, shuahsuahsua!!sabe q q fez eu mudar, vi os delírios de consumo de becky bloom e percebi que era igual a ela, então resolvi mudar, meus amigos falam que eu mudei muito de como eu era para hoje em dia!!mas de vez em quando tenho umas recaídas, mas isso é normal para qualquer mulher!!e mesmo assim meu guarda roupa continua lotadoo!!!shauhsuahs!! e uma coisa que eu aprendi, adoro reformar roupa, adoro fazer calça virar short, tacar candida e rasgar ela, amo fazer maxi colar, e melhor de tudo adoro fazer roupa, ja fiz varios vestidos e blusas, isso ajuda muito a controlar!!

    Adoro seu blog Manu, vc está de Parabéns!!

    • ManuCarvalho

      Anna, acho que é normal nos temos recaídas! Eu assisti também esse filme, hahaha. Me ‘encontrei’ em partes! Nossa, acredita que tenho feito muito isso de reformar minhas roupas! Por sinal, estou hj com uma calça da Seven que não usava a muito tempo. Fiz ela toda destroyed! To amando! hahaha

      Obrigada, bjbjbj 🙂

  7. Caroline Moro

    Oii Manu!!
    Achei ótimo esse post que vc fez, é um assunto que quase todas as mulheres sofrem. Esse mundo de blog é muito viciante, a gente começa a acompanhar e querer tudo, mas não é por aí… tem outras coisas muito mais importantes na vida do que só comprar roupa, bolsa, sapato e acessórios…
    Eu sempre tive essa curiosidade de como seria o cartão de crédito das blogueiras hahahaha nunca vi nenhuma postar desabafando sobre os gastos! hahaha ótimo post manu!
    Manu, como faço pra te mandar um presente?
    bjsss

    • ManuCarvalho

      Carol! Acho que hoje em dia não são só as mulheres, os homens também! Concorda? E realmente, concordo com vc! Tem milhões de outras coisas mais importantes!! Presente? Oba, que fofa! Me mande email no [email protected]

      bjbj

  8. Classe Média Chic

    Manu, adorei esse post! Estava justamente falando sobre isso com umas amigas um dia desses. Como meu blog tem como objetivo achar coisas baratinhas e geralmente encontro muitos itens legais, a preços bem baixos, tenho a impressão de que não estou gastando demais, mas quando paro pra somar… :/ O bom é que aprendi a fazer exatamente isso: uma planilha com cada coisinha que compro, mesmo que ela tenha custado pouquíssimos reais!!! Acho uma ótima idéia! Beijos, Carol (www.classemediachic.com.br).

    • ManuCarvalho

      Oi Carol! Mas é um ‘boom’ que nos tomou depois que os blogs ‘nasceram’, né? É muito engraçado ver que a gente acessa um blog, vê um determinada peça e morre de amores por ela. Fica com ela na cabeça até comprar. Mas aí, quando vc começa a se policiar esse desejo DIMINUE E MTO!

      Planilha tb ajuda mto!! bjbj

  9. Nati H.

    Me vi nesse post!!! tenho essa maldita mania de passar em farmácia e comprar coisinhas que naquele momento são baratinhas, mas fim do mês pesam no bolso!! estou tentando me controlar, porém é muito difícil!! as vezes penso que preciso de alguém do meu lado sempre dizendo “não compra que tu não precisa!” hahahaaha
    Bjs Manu

    • ManuCarvalho

      Nati, sério! Que bom!! Hahahah. Essas farmácias são fogo, a gente acha que é baratinho, chega no fim do mês e fica bem caro. Além do que não usava metade das coisas que comprava! hahaha

  10. Simone Manocchio

    Manu, o consumismo desenfreado é uma compulsão como qualquer outra droga, bebida e até jogo. E se vc tiver uma pré disposição a ser compulsiva, vai se encrencar seja na conta bancária, seja psicologicamente. Bem maduro vc fazer esse post porque sempre me choquei com títulos do tipo: ‘preciso desse vestido’. Se controlar nas compras tem inclusive um papel social, já que gastar demais equivale a esbanjar, o que é muito cruel nesse país. Ainda bem que vc se percebeu a tempo. Parabéns! Bj

    • ManuCarvalho

      Simon, que bom te ver aqui!! A gente também amadurece, né? Ainda bem 🙂

      Obrigada pelo carinho de sempre!! Mil bjs

  11. Rogéria

    Sensacional seu post, Manu!
    Tenho percebido que depois que comecei a seguir os blogs de moda (+/- 2 anos), meu consumo aumentou MUITO!
    Esse ano, tenho tentado me controlar, porque às vezes nem usamos muito a “compra”…
    Bj

    • ManuCarvalho

      Sério? Legal seu comentário Rogéria! Total ne? Ás vezes a compra fica em casa.. parada!

  12. Claudia

    Nossa!!! Me identifiquei muito!Eu quero tudo e, se nao posso comprar fico de muito mau humor!mas comecei a perceberque nao usava ido que comprava. Até que decido fazer um blog para vender o que nao uso. Um pecado, tudo novinho! Valeu esse post, muito bom saber que nao sou a única.
    http://Www.clautavendendo.blogspot.com.br

    • ManuCarvalho

      Mau humor? Estava quase lá! AHAHAHAH .. Mas tenho melhorado e visto que muita coisa a gente não precisa e já tem demais!!

  13. Cecília

    Oi Manu!! Primeiramente queria dizer que te seguia no Instagram faz um tempo mas nunca tinha entrado no seu blog #shameonme!! :O Nem acredito… Enfim, só confirmei o que desconfiava, uma menina fofa e com um estilo ainda mais fofo! me identifiquei muito e já estou me sentido sua BFF 🙂 Mal cheguei e dei de cara com um post sobre o consumismo (sinais rsrs), e acredito que 95% das mulheres sabem o que é isso, ainda mais hoje em dia quando podemos comprar tudo pela internet, é tão fácil e prático que quando vemos já gastamos uma fortuna e temos que esconder o cartão! bem Becky Bloom mesmo hehe
    Vou continuar acessando teu blog e comentando sempre! Adorei…
    Beijinhos

    • ManuCarvalho

      Cecília! PRIMEIRAMENTE BEM-VINDA!!Que bom que está aqui 🙂
      #Shameonyou foi demais! hahaha. Ai, fiquei mto feliz com o seu comentário, de verdade.. Gosto muito de ser verdadeira, e se você se identificou com o texto é porque ele passa essa mensagem de verdade!! OBRIGADAAAAA

      bjbjbjb

  14. Stephanie

    Manu, concordo imensamente com o que você disse. Mas essa coisa de blogs virou o maior “incentivo ao consumismo” da historia! Não estou falando do seu (MESMO), mas a maioria, pelo menos a minha visão aqui TOTALMENTE por tras do computador, é que todos os looks e todas as dicas têm um propósito à propaganda (o famoso link “para comprar clique aqui”) e, obvio, a maioria de nós, leitoras clica e se taca no cartão de crédito! Até parei de visitar blogs por causa disso. Nunca fui consumista, ate entrar no universo dos blogs.

    • ManuCarvalho

      Nem me fale, tanto para as leitoras quanto as ‘donas dos blogs’.. Acho que todo mundo vive neste mundo consumo. é complicado né? Eu sinto um pouco isso de alguns blogs, mas também tem o outro lado – se você gosta do produto e a marca quer te pagar, que mal tem? É muito difícil!!

  15. Maria

    Oi Manu, vou aproveitar seu post para um desabafo.
    Tbm tenho um blog e sou de uma cidade bem pequena, então aqui é normal fazer as famosas notinhas. Acontece que no começo do ano isso saiu do controle e minha notinha se formaram em valores absurdos e eu nesse momento estou passando por uma fase difícil: como não consegui pagar tudo a cobrança é constante – cada vez que meu celular toca meu coração dispara e meu estomago dói porque acho que vou lidar com alguém me cobrando.
    Esse é um fato que eu não consigo compartilhar com ninguém perto de mim, tento resolver sozinha (muito para não chatear meus pais) e junto com isso veio o pior ano da minha vida onde nem meu tcc eu consegui levar para frente.
    Estou em depressão profunda, choro o dia inteiro e fico tentando entender como pude chegar a isso?! Estou pagando tudo, mas de forma mais lenta do que eu gostaria, rezo todos os dias para algo magnifico aconteça comigo já que levantar da minha cama está difícil. Meu namorado me ajuda muito, mas é algo que eu sei que vou ter que enfrentar sozinha, já que a culpa é toda minha.
    Não culpo meu blog nem os outros, esse consumismo é meu. Fiz promessa de não comprar nada até passar essa fase e acho que me ferrei tanto que ultimamente nem sinto vontade de comprar.
    Finalmente estou começando a ver minha realidade, mas estou sofrendo muito por conta disso. um dia espero voltar a comprar coisas necessárias e começar a ter mais noção do meu dinheiro e do que eu realmente preciso, por enquanto vou arcando com as minha conseqüências.
    Um beijo Manu, admiro muito você.

    • ManuCarvalho

      Nossa má, que bom que você se abriu aqui!! Fiquei imensamente tocada com a sua mensagem.. Vc está melhor? Como tem lidado com essa situação? Acho que amigos, familia e namorado são tu-do nestas horas, né? É complicado mesmo entender qual realidade que a gente vive e QUANTO PODEMOS GASTAR. Eu estava saindo bastante do meu limite e resolvi me RESOLVER! Hahaha #atérimou!
      Mas enfim, acho que quando a gente para e pensa vemos que existem problemas e coisas maiores… Né? Melhoras 🙂 bjcas

  16. Vanessa

    Ola Manu!

    Adorei esse post, acho que voce conseguiu retratar um pouco a realidade, a qual muitas de nos nao percebemos.
    Que mulher eh consumista : eh fato…
    aprendi a fazer uma lista de produtos que quero e desejo…e depois colocar em ordem (relevancia) de qual realmente preciso/ urgencia…acho que fica mais facil para comprar….

    (o problema eh que muitas blogueiras querem passar informacao de moda para as leitoras, mas esquecem que na real, a grande maioria, “nao tem 20 mil reais” por mes para gastar em bolsas, sapatos, roupas e bijoux…) ….

    acredito que as pessoas tem que ter consciencia.

    • ManuCarvalho

      Oi Van, mulheres e homens, né? Acho que todos estão assim.. Os valores estão muito invertidos.. Isso é REALMENTE COMPLICADO! Essa lista tá grande? Hahaha. Tenho tentado parar de comprar, mas se talvez voltar, eu vou pegar essa listinha para mim também 🙂

      obrigada pelo carinho e comentário! MIL BJS

  17. Paula

    Engraçado! Reparei nisso esses dias tambem. Consumismo e pra mais pra mulher porque nos precisamos estar na “moda”. Então nao basta fazer como os homens e Kr viajar e trazer roupa pro ano todo pois pra nos sempre tem novidades e muito mais no que gastar como sapatos, bolsas, cintos, maquiagens e acessórios. E fui a uma loja com meu namorado ver uma jaqueta de couro no tom limão, eu perguntei se ele tinha gostado e ele me respondeu fazendo uma nova pergunta:”você esta precisando?” E ai caiu minha ficha que tinha já as jaquetas de couro de cores normais como preta e bege e ainda tinha coloridas como vermelha verde água e dourada. E ai percebi que alimente nao precisava e aquilo entrou de tal forma na minha cabeça que venho me perguntando isso sempre e isso ajuda a diminuir muito a compulsão, pois a vontade de algo novo sempre vamos ter mas de algo e nao de varias coisas do mesmo tipo, como as 14 bases.

    • ManuCarvalho

      Paula, acho que você parou para pensar porque realmente a gente tem ficado cada vez mais com esse pensamento consumista ‘ ai preciso ter isso, aquilo’.. E querendo ou não para a economia brasileira é ótimo, né? Acho que a gente precisa parar e pensar – precisamos mesmo disso?

  18. Malu Mazza

    Haha… eu também fiz isso, rsrsrs (legal esse poster ficou ótimo).

    • ManuCarvalho

      fez o que? Começou a calcular as vezes que usava as peças? Hahaha.. tks e bjcas