A aparência importa sim… principalmente no trabalho

8 fevereiro, 2017

Como você se veste no dia a dia? Tem a ver com a sua postura no trabalho? Eu vou contar uma história bem engraçada sobre aparência no trabalho: já cheguei a usar crocs um dia e sim, estava com o pé machucado. Mas to-dos me olharam como se eu fosse um e.t. O que quero dizer é que a roupa que você usa no dia a dia tem tudo a ver como as pessoas te vêem. A roupa que você usa e a sua aparência dizem muito sobre a mensagem que você quer passar. O porquê das pessoas me olharem estranho? Pois transmiti uma mensagem de desleixo.

Aparencia, se arrumar e se cuidar podem ser pontos positivos para o seu emprego. Existe até um livro chamado “Beauty Pays: why attractive people are more successful” do Daniel Hamermes. Por que se vestir bem e se preocupar com a aparencia? Pois transparece mais segurança, confiança e auto estima (oba, quem não quer!). O que aconteceu depois comigo: quanto mais me conheci, melhor me vesti, menos erros cometi.

Prefiro errar pelo básico do que pela extravagância, mas isso faz parte de mim. Não é todo mundo que tem que pensar assim. A moda é uma aliada na aparência: vai dizer que você não se sente o máximo usando uma determinada roupa? Aprendi que me sentir assim é sempre bom, então, tenho minhas roupas separadas para sempre me sentir bem. (óbvio que a auto estima não está sem lá estas coisas, tem dia que a roupa pode estar incrível, mas a cabeça ruim).

O que mais aprendi ao longo do tempo? Olha aí uma dica da vida: quanto mais você separa suas roupas com antecedência, melhor. Outro dia, estava assistindo a um vídeo sobre coach e falaram sobre quanto menos escolhas fazermos de manhã, melhor. Ou seja, se você já puder pensar nisso na noite anterior, poderá gastar menos tempo e energia nisso.

Fiz essa experiência nesta manhã. Hoje acordei cerca de 7:45, mas fiquei na cama até as 8 da manhã. Estava com muuuita preguiça. Agradeci a minha ideia de usar uma roupa já escolhida! Foi fácinho! Tentem vocês um dia, muito menos energia desperdiçada.

A aparência importa sim, se você tem desleixo a hora de se vestir, passa uma imagem de insegurança. O site Trabalhando.com, fez uma pesquisa com 247 profissionais – 66% mulheres e 34% homens. E olha a surpresa: (mentira, já sabia) 81%, diz que a aparência é fator fundamental para conseguir um emprego, enquanto 19% não veem a aparência como requisito importante.

A minha dica final? Pense na hora de se vestir, se conheça, se sinta bem com você mesma. Isso te trará mais segurança, mais confiança. E, quem sabe não chega uma promoção no trabalho?

Ah, dica de moda número 2: entenda o ambiente que você está! Se for algo mais formal, nunca apareca com jeans ou algo do tipo. Se for mais casual, não invista em decotes e nem muita transparência. Você pode transmitir a mensagem errada!

Comente no Facebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *